sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Olhar de Um Autista

   Hoje estive em um lar que abriga crianças e jovens especiais. Foi uma experiência maravilhosa estar com aqueles pequeninos, cada um com a sua debilidade e com a sua superação. Todos maravilhosos do jeito que são.
   Apesar de algumas crianças estarem interagindo comigo durante todo o tempo, uma em especial me chamou a atenção: Jandira, uma garotinha autista de não mais que 5 anos. Ela se balançava ritmadamente quase que o tempo todo, seus olhinhos miravam em várias direções, às vezes emitia sons como de descontentamento, como se chorasse e depois voltava ao seu silêncio. Não fixava os olhos em ninguém, mas eu queria aquele olhar!
   Creio que seja assim com Deus e a humanidade. Apesar de todos os esforços divinos para mostrar o seu poder, amor e compaixão,  parece que o mundo não tem fixado os olhos nEle. Antes, miram em todas as direções. Ao invés de contemplarem a grandeza de Deus, preferem emocionar-se com o nascimento do menino Jesus. Ao invés de reverenciarem o Criador, ensinam aos seus filhos sobre o papai Noel.
   Imagino que assim como eu, diante da Jandira, Deus está diante da humanidade, fazendo de tudo para chamar nossa atenção para o Seu olhar. Ele quer que paremos de nos agitar de um lado para o outro e quer nos dar um rumo certo a seguir. Ele quer cessar o nosso pranto, quer nos acolher nos Seus braços, quer nos dar o Seu amor.
   A minha garotinha quase não me olhou, mas me disse tudo em poucos segundinhos. Três olhares e um sorriso, foi o que recebi. Infelizmente não pude dar mais do que a retribuição a isso. O presente separado para ela permaneceu em cima da mesa, o abraço que estava preparado foi retido, mas o amor por ela, ah, esse eu senti e ainda sinto. E, quando ela quiser me olhar, receberei, quando quiser me abraçar, assim o farei. E, se me amar, minha alegria será ainda maior.
   Se eu, que sou apenas um ser humano, desejei tanto o olhar de uma menina que nem conhecia, imagine o quanto Deus deseja o olhar firme e sincero daqueles a quem criou?
   Está na hora de deixarmos de ser autistas para Deus. Precisamos sair desse mundo paralelo que nós criamos. Devemos parar de nos agitar em todas as direções e seguir as Suas veredas. Temos que pôr um fim em todas as distrações que não nos deixam fixar os olhos nEle. E, enfim, receber o abraço apertado que tanto quer nos dar.
   Deus abençoe.

2 comentários:

  1. É tão simples tomar uma atitude. O difícil é dar o primeiro passo...

    ResponderExcluir
  2. Vamos pensar mais sobre isso. Será o tema da próxima postagem, ok? Beijinhos.

    ResponderExcluir