sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fatores Limitantes

   Uma das razões para a seca em parte da região nordeste do país é a presença de uma área montanhosa que impede que as nuvens carregadas cheguem até lá. Milhares de pessoas sofrem com a falta de água devido a essa cadeia de montanhas. Há os que se acomodem diante da força da natureza e há os que criam novos meios para a sua sobrevivência. E eu pergunto: Qual desses dois tipos de pessoa você tem sido?
   Fatores limitantes existem na vida de todo ser humano. São eles que distinguem os fracos dos fortes, e destacam entre os fortes os mais capazes.
   A maneira como se encara a adversidade faz toda a diferença. Se você se prostra diante de um problema, naturalmente será vencido por ele, mas se acredita que é capaz de vencê-lo e o enfrenta, vencerá com certeza.
   Israel localiza-se no meio de um deserto, mas quem já visitou o país sabe que a abundância reina por lá. No próprio sertão brasileiro temos o exemplo da fazenda Nova Canaã, um verdadeiro oásis em meio à sequidão. E  nada disso foi fruto do acaso, mas do trabalho árduo, contínuo e na confiança de que a recompensa, mas cedo ou mais tarde viria. Foram quilômetros de escavações verticais, tubulações, anos de estudo e dedicação. E valeu a pena! Sempre vale.

Reservatório de água da Fazenda Nova Canaã
   Assim como os músculos, a confiança também atrofia se não for exercitada. Se você não começar a acreditar que consegue vencer os grandes fatores limitantes da sua vida, em pouco tempo estará sendo derrotado pelos problemas mais insignificantes. Tenho certeza que não é essa a sua vontade.
   Por outro lado, quando exercitada, a confiança toma proporções incríveis. Quem a possui mostra-se grande entre os maiores, forte entre os fortes. São os chamados exemplos da humanidade.
   Qual desses você quer ser? O fraco, o forte ou o invencível? A resposta estará no modo como enfrenta os fatores limitantes do seu caminho. Ninguém vencerá por você. Ninguém crescerá por você. Então, faça um favor à humanidade: faça a diferença e seja um exemplo.
   Forte abraço.

Um comentário: