terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Primeiro Passo

 
  Estava refletindo sobre a dificuldade que muitas pessoas têm de dar o primeiro passo. Iniciar por um caminho exige decisão, reflexão, comprometimento e por aí vai...
   É, realmente é complicado confessar o seu amor por alguém, o primeiro passo para o namoro. É difícil escolher um curso de faculdade, o primeiro passo  para uma carreira. Mas será que todo início é complicado assim?
   Até hoje não vi um alcoólatra dizer que foi muito árduo começar a beber. Nenhum viciado em drogas conta como foi duro usar a primeira dose. Por que será? Será que o primeiro passo para o caminho errado é mesmo mais fácil? Acredito que não é só isso.
   O que torna o início na "estrada do mal" muito mais fácil é o nível de sacrifício exigido nesse caminho. Não há dificuldade para se tragar um cigarro ou beber uma pinga, além do que o prazer momentâneo oferecido torna-se mais um atrativo.
   Em contrapartida, existem muitos jovens que não tem tido nenhuma dificuldade em estudar, formar-se, casar-se e constituir família - todas essas opções que exigem muito empenho. Por quê? Simplesmente porque estes são inteligentes o suficiente para perceber que os benefícios gerados são infinitamente maiores que os esforços exigidos.
   De qualquer forma, o primeiro passo surge de uma única coisa: A decisão. Se você decide ser um drogado, que vai matar o seu corpo rapidamente, assim será. Se decide que vai ser um excelente profissional, ou esposo(a), ou amigo(a), você será.
   O que torna o primeiro passo difícil é a falta de interesse em dá-lo. Nada mais.
   Se alguém quer, então faz, ainda que seja impossível. Se não que, jamais dará nem o primeiro passo.
   Forte abraço.

2 comentários:

  1. É isso aí mesmo. Cada qual escolhe a hora de dar o seu passo inicial, ou para o lado bom ou para o lado ruim. Cada qual traça o seu caminho.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. E inevitavelmente colhe os frutos de suas escolhas.
    Beijinhos, pai.

    ResponderExcluir