Lembro-me que uma vez uma mulher mais velha falou para mim uns tempos atrás: "Você é livre. Nunca deixe de ser livre.". Confesso que não entendi naquela época, mas agora compreendo muito bem.
Ela se referia à minha autenticidade. Estava rindo com ela antes que me dissesse isso, rindo de alguma coisa muito simples, ou algo que eu mesma tinha feito. Ela não acompanhava o meu riso, apenas sorriu um sorriso bem pequenininho e apertado. Acho que ela não era mais livre. Uma pena.
Mas o pior de tudo é que a cada dia que passa mais pessoas vão se deixando aprisionar pelo medo de não serem aceitas ou compreendidas, chegando até a deixar de se expressar, de sorrir, de dar carinho, de serem humanas. Dói muito ver isso. Mas deixa eu te falar uma coisa:
Não há nada mais belo do que um sorriso livre de receios, ele brota naturalmente, vivo, forte, lindo, como não aceitá-lo?
Não há nada mais gostoso do que um abraço carinhoso, acolhedor, sincero. As pessoas já não se abraçam como antes. Só em ocasiões especiais, nos aniversários, casamentos ou funerais... Por que se limitar a isso?

Não há nada mais prazeroso do que ter uma conversa com quem é livre, pois ele entende a liberdade. Não julga, nem condena. É maduro para debater sem impor o que pensa. Não destila veneno nas palavras, não troca olhares maldosos, não tece comentários na sua ausência.
Infelizmente, existem os aprisionadores, pessoas prontas para desmerecer qualquer coisa que você faça ou diga, mas, paciência. Encarcerados nunca querem estar na solitária. Não se deixe intimidar, vá em frente, experimente ser você. Sorria, chore, abrace, fale, assuma, aprenda. Seja livre!
Forte abraço.
Dar-lhe parabéns pelos seus textos, seria uma grande redundância. Contudo, PARABÉNS mais uma vez!!!
ResponderExcluirBeijos do papai.
Obrigada, pai. Deus abençoe.
ExcluirDona Renata,esse foi um dos melhores que eu li até hoje. Maravilhoso e muito profundo. É uma realidade que vivemos hoje em dia. Um forte abraço e um beijo carinhoso!
ResponderExcluirBeijo, querida. Deus a abençoe e a use sempre.
ExcluirEu amei esse post, Eu sou livre, rsrsrsrsrsrs
ResponderExcluirUm beijo D. Rê
É isso aí, Dri. Beijinhos.
Excluir