quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Nostalgia Insana

     "Bons tempos...", "eu era feliz e não sabia..."
     Quantas vezes você já ouviu, ou até disse uma coisa desse tipo? Mas isso é mesmo uma decisão inteligente? Lamentar-se por não ter vivido um passado supostamente feliz ou sentir saudades dolorosas do tempo em que se era criança chega a ser, desculpe-me a franqueza, uma estupidez. E vou lhe dizer por que.

O que diferencia a sua vida da de uma criança é, simplesmente, o modo como você a encara. Aí você rebate "são as responsabilidades, as obrigações e blá, blá, blá". Ok, mas até hoje não vi uma criança reclamando de como é horrível ter que aprender a andar, fortalecer as pernas dia  a dia, manter o equilíbrio, com o risco sempre eminente de cair. A criança aceita os desafios e vai em frente. Não enxerga limites capazes de a deter.
      Outro ponto importante é que a criança aproveita o tempo vago para se divertir, e faz o máximo possível. E mesmo quando não tem tempo para brincadeira, ela cria um divertimento de onde não existe. Você conhece alguém que quando criança fazia históricas com as louças que lavava? Ou alguma que simulou  uma tempestade ou um show de rock num banho qualquer? Se você sente falta de ser criança é porque deixou de dar à vida o encantamento que ela tem.
     Viver olhando para o que passou é um ciclo sem fim. Se hoje você vive remoendo um passado, no futuro estará pensando como não viveu o hoje por conta de uma nostalgia. Serão anos, e anos, e anos de lamentações, e pouco além disso.
     Hoje maioria das pessoas vive arrependida de alguma coisa ou, preocupadas com o futuro, ou cuidando de um presente que não é o seu. Por isso, creio eu, essa grande explosão das redes sociais, um bando de loucos cuidando de assuntos que não são seus. No que vai te acrescentar saber o que Fulano de Tal fez/ comeu/ sentiu/ pensou hoje? Só será mais um motivo para daqui a uns anos dizer "como o tempo passou rápido... Que saudade dos meus 20 anos..." Ah! Faça-me o favor.
     Por isso, penso que nostalgia é estupidez, uma completa insanidade.
     Curta hoje! Agora! Dê à vida o encantamento que ela tem! Não se molde pelo outro, não viva pelo outro. Não seja um louco a ficar sempre olhando para trás. Está vivo? APROVEITE!

Conhecimento adquirido em Ec. 7:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário