quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Mente sã, vida sã

     Em um mundo onde as acusações vêm de todos os lados, ter uma consciência tranquila tornou-se artigo de luxo.


     Lembro-me que quando era pré-adolescente meus colegas me recriminavam muito por eu não fazer o que eles propunham; e pior ainda pela explicação que eu lhes dava: minha mãe não deixa. A zombaria era total. "Sua mãe não está aqui!" Era o que eu mais diziam. "Mas ela não deixa." Minha resposta final. Então, ou eles mudavam de ideia, ou me deixavam sozinha ou, na maior parte das vezes, transformavam-me em pauta principal da conversa.
     Na minha cabeça, o fato da minha mãe proibir era suficiente para não fazer, ainda que escondido, pois o seu desapontamento em descobrir o meu erro seria muito pior, e mancharia a sua confiança em mim (não adianta, elas SEMPRE descobrem).
     E sabe qual o resultado disso?
     Nunca tive um coma alcoólico, nem uma ressaca, pois nunca precisei buscar alegria num copo de bebida. Também nunca sujei o meu sangue com nenhum tipo de droga, afinal, não precisava de nenhum subterfúgio que me tirasse da minha realidade. As minhas escolhas sempre me deram uma satisfação muito maior do que qualquer "lombra" pudesse me dar. Não tive más companhias, não tive notas baixas, não engravidei. Simplesmente porque obedeci.
     A boa consciência nos traz sempre resultados incríveis. Você nunca sentirá culpa por respeitar, cuidar, obedecer, honrar... E todas essas coisas só nós trazem o que é positivo.
     Eu honrei o máximo que consegui a minha mãe, e conquistei com ela uma das coisas que mais dou valor nesse mundo: a credibilidade. A minha palavra soava (e soa) como verdadeira, pois ela conhece a minha fidelidade (e se você é daqueles que dizem que ser fiel é coisa para cachorro, meus pêsames a você).
     Com o decorrer da minha vida adquiri entre os que convivo esse respeito. E como isso é bom...
      Por isso lhe digo, amigo leitor: cultive uma consciência limpa. Ainda que zombem de você, ninguém poderá tirar a sua credibilidade. Você será aquele amigo valoroso, que todos desejam por perto. A sua palavra terá o poder de cessar uma discussão, a sua satisfação pessoal não se poderá medir, e isso o tornará cada dia mais confiante para ser o melhor que puder ser.
     Forte abraço.

Conhecimento adquirido em Sl 7: 3-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário