Bem, se você não me recriminou pelo título desse post, parabéns! Está incluído no minúsculo grupo de pessoas que não julgam à primeira vista. E isso é muito bom!
Quem já conviveu com um crítico de plantão sabe o quanto é incômodo passar algumas horas com esse tipo de pessoa. Falam do cabelo, do corpo, da roupa, da voz, do perfume e do que mais ela conseguir achar no seu "alvo".
Mas a crítica mais infeliz e injusta é a feita acerca das intenções de alguém. Como se o ser humano pudesse mesmo saber o que se passa no coração do outro. E o pior é que o mexeriqueiro costuma ser uma pessoa mesquinha, cheia de si e com um certo ar de "sabe-tudo".
Um exemplo típico desse tipo de pessoa é o famigerado "troll" da internet. Nos comentários de vídeos e fotos dos mais variados assuntos, lá estão eles, criticando, julgando, xingando e... Xingando de novo. Sim, porque um crítico de plantão não tem vocabulário nem argumentos para entrar numa discussão sensata, também pudera, os seus poucos neurônios ativos não desenvolveram sinapses suficientes para pensar em algo que não seja denegrir o outro. A capacidade de discernimento de um "dono da verdade" é tão minúscula que seria necessária a melhor lente do melhor microscópio para começar a enxergá-la, e nem sei se seria possível...
Particularmente, eu me compadeço desse tipo de pessoa. Elas perdem oportunidades maravilhosas de aprender algo novo, de expandir sua mente de crescer como ser humano. E pra quê? Para ficar agarrada a conceitos tão sem fundamento quanto a própria ideia de discordar de tudo.
Claro que devemos ponderar o que ouvimos, analisar os fatos e escolher se iremos concordar ou não com aquilo. Isso é sabedoria, e não há mal nisso.
Quando colocamos um cabresto em nós mesmos e nós impedimos de pensar ponderadamente a nossa vida passa a ser enfadonha e infrutífera.
Dê-se a liberdade de ser inteligente, não seja levado por essa ideia medíocre de que a sua opinião é a única correta. Os alvos das suas críticas nem têm notado a sua existência e têm feito o melhor deles para evoluírem.
Pensando que estavam certos, muitos perderam a maior oportunidade das suas vidas. E não é isso que você quer, é?
Forte abraço.
Conhecimento adquirido em Lc 7:31-35
Nenhum comentário:
Postar um comentário