quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Maus Olhos

   Não sei se você já teve a experiência de conviver com uma pessoa que via defeito em tudo (e em todos), daquelas que sempre tem um motivo para reclamar, murmurar, falar mal. Bem, eu já tive e, posso dizer, é extremamente estressante. Mas o que eu quero falar hoje não é da pessoa em si, mas dos maus olhos e as terríveis consequências que eles trazem.
   Ter maus olhos é sempre priorizar o lado negativo das coisas; os defeitos das pessoas, suas fraquezas, debilidades e falhas. Esse modo de enxergar não interfere na vida de ninguém, a não ser daquele que assim enxerga e, eventualmente, daqueles que o ouvem disseminar as suas idéias. Quem tem maus olhos nunca está satisfeito com nada, sente-se sempre injustiçado e nunca tem um exemplo a seguir, e é aí que mora o problema...
   Certa vez li uma frase que dizia "O exemplo não é a melhor maneira de se ensinar alguma coisa, mas o único", e isso é realmente verdade, aprendemos pelo que vemos. Quando reconhecemos em alguém boas virtudes, a tendência é copiá-las. Quando temos alguém como exemplo, seguimos seus conselhos com alegria e acabamos por obter bons resultados. Mas, e se todos forem errados? Se, aos olhos de uma pessoa, ninguém for suficientemente capaz de ser exemplo para ela? Qual caminho irá seguir?
   Como cristã tenho como exemplo o Senhor Jesus (mais uma vez, aos ateus, vocês hão de concordar que o Seu comportamento era irrepreensível), procuro andar segundo o que Ele ensinou. Mas Deus não age sozinho, Ele sempre usa alguém para mostrar qual caminho é o mais adequado, nos dá "dicas" de como conseguir crescer, melhorar, ter sucesso.
   O "X" da questão é que absolutamente todo mundo tem falhas, ainda bem, ninguém é perfeito. Se alguém tem maus olhos, nunca ouvirá um conselho, ainda que ele seja bom. "Ah, ele fala isso, mas duvido que faça!" Essa é uma frase típica de quem tem maus olhos. Agora pense, se o conselho é bom, o que importa se quem o deu faz ou não? Quem vai ganhar é quem executá-lo!
   Quem tem maus olhos permanece um trevas porque se impossibilita de achar o caminho. Ninguém está certo, nada está como deveria, ninguém reconhece o que ele faz.
   Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.(Bíblia Sagrada, Provérbios 11:14).
   Se na multidão de conselhos há segurança, porque então viver julgando os outros como hipócritas e não fazer o que é ensinado? Por que continuar em trevas?
   A única coisa a se ponderar é se uma determinada instrução te levará a um bom caminho. Se sim, pratique-a, se não, rejeite-a. Não há porque pensar se quem falou o faz, isso não está sob o seu controle, e nem é para estar.
   Forte abraço.

3 comentários:

  1. Não importa de quem venha os conselhos porém temos que ser humilde para ouvir, e o que for bom colocar em pratica.
    Estou amando o blog!!

    ResponderExcluir
  2. Quem recebe o conselho, tem que ter o discernimento para saber aproveitá-lo ou não, aplicá-lo ou não.
    Beijos do papai.

    ResponderExcluir