domingo, 11 de março de 2012

Insegurança

   Imagine uma pessoa que não confia no seu próprio potencial. Ainda que tenha muitas qualidades, só consegue enxergar os seus defeitos. É extremamente exigente consigo mesma, a ponto de achar que nunca faz nada certo. Alguém que não gosta de chamar a atenção, nem de um olhar sequer, que sonha em ser invisível. Essas são algumas características de uma pessoa insegura.
   Por muito tempo observei o poder destrutivo da insegurança na vida de um indivíduo. Ela funciona como uma mola, que puxa a pessoa para trás cada vez que tenta dar um passo mais longe. Não importa quantas qualidades um inseguro possua, ele nunca acreditará nelas. Ainda que a população mundial inteira o diga o quanto ele é capaz, simplesmente, acha que as pessoas estão apenas querendo ser gentis. É como se tivesse uma fortuna em ouro, mas não se desse conta disso.
   A insegurança tem sido o entrave na vida de muita gente e dificilmente conseguimos ajudá-las. O inseguro não gosta de se expor, de pedir socorro.
   Se você tem sofrido com esse mal, aqui vai uma dica: acredite em você. Sei que pode parecer difícil, mas observe o quanto você já fez. Quanto bem já praticou, quantas coisas boas já espalhou. "Qualquer um poderia ter feito isso" você deve pensar. Mas foi você quem fez! E não, nem todo mundo faria tão bem  assim.
   Invista em si próprio! Quem pode ter mais valor que você? Se gostar de ler, leia. Se gostar de passear, passeie. Dê-se presentes diários de atenção, meça o seu nível de satisfação, e não espere que ninguém o faça melhorar. A satisfação é sua, você que deve alcançá-la.
   Seja importante para os outros. Uma pessoa grata faz bem à nossa autoestima. Seja um amigo verdadeiro. Dê sem esperar nada em troca, mas nunca acredite que o que fez não foi importante, se o outro não sabe valorizar, o demérito é dele, não seu.
   Creio que essas dicas acabem servindo até para os que não são inseguros. Valorize-se. E, se alguém expuser as suas debilidades, não se abata, algumas pessoas sentem prazer em fazer o mal. Você tem fraquezas, e isso é ótimo! Como continuar melhorando se já se é perfeito?
   A insegurança é o único meio de barrar alguém que é realmente muito bom no que faz. Pense nisso e despedace de uma vez essa muralha.
   Forte abraço.

6 comentários:

  1. Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudei? Rsrsrs... Não te imaginava uma pessoa insegura... Beijocas, papito.

      Excluir
  2. Isso é muito forte,as vezes não acreditava em mim mesma e isso foi um grande problema para mim,me livrei disso e tenho aprendido a viver pela fé e nao pelo sentimento.
    isso me ajudou muito tambem........
    obrigado,izabelle Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que venceu essa praga, Izabelle. É isso aí, viver pela razão faz toda a diferença.

      Excluir
  3. Obrigada, por disponibiliza o seu tempo ajudando os outros. Tenho 29 anos e me reconheci neste texto, porque tenho sido muito insegura a ponte de nem querer sair de casa de tanta timidez. Não tenho faculdade nem curso Técnico porque tive medo de não conseguir. Vivo pela emoção, penso pequeno e não consigo deixar a razão me guiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, a primeira coisa a fazer é mudar esse pensamento. Abandone o "não consigo", você pode tudo, basta acreditar nisso. Trace metas, defina prazos e vá em frente. Vai dar certo.

      Excluir