A razão se torna emotiva quando o nosso coração "fala" mais alto que a nossa mente. Normalmente isso acontece com mais frequência quando ainda somos muito novos. Lembra quando ainda era adolescente? Quando para ser aceito pela turma valia de tudo? Não se pensava muito para agir naquela época, né verdade... Bem, se você é adolescente deve estar sentindo na pele essas emoções que insistem em mandar na sua cabeça... Rsrsrs... Seja forte... Vai passar.
Ok, mas e quando a emoção se torna racional? Quando o que prevalece na tomada de uma decisão é a razão. "Será que devo ficar com o garoto que eu nem gosto só pra ser aprovada pela galera? Não, não vale a pena."; "Não, cara, prefiro não experimentar maconha, mesmo que você me enxergue como um mané." A emoção se torna racional quando se sujeita ao bom senso, aos ensinamentos dos pais (aqueles que ainda ensinam alguma coisa boa), à própria consciência, e por aí vai.
Normalmente ser racional é mais difícil, mais complexo, e exige um certo "treinamento".
Comecei esse blog para passar adiante o que aprendi, vivendo e ouvindo, acerca de razões e emoções.
Se você está lendo isso, já me deixa muito feliz. Espero que permaneçamos juntos nesse cantinho. E vamos ver no que vai dar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário