quinta-feira, 11 de abril de 2013

Gentileza

     Quando se fala em vício, logo se pensa em drogas, bebidas, jogos... Mas ultimamente tenho notado um vício muito sutil e extremamente prejudicial ao ser humano: a falta de gentileza. As pessoas são agressivas o tempo inteiro, com os pais, com o companheiro, com os colegas e com os desconhecidos. E como já diz a terceira lei da física, toda ação tem uma reação de mesma intensidade, ou seja, assim como gentileza gera gentileza, brutalidade gera brutalidade.

     O que mais vemos nas ruas são pessoas emburradas, discutindo com os parceiros, gritando com as crianças, esbarrando umas nas outras, como se isso fosse comum. E não é! A cordialidade, polidez, simpatia existem para serem usadas, então, por favor, exercite-as. Até porque a única pessoa que perde com a grosseria é o próprio agente. Gradativamente o mundo se distancia de alguém que é sempre estúpido, e os poucos que conseguem manter-se próximos, acabam por agir também com estupidez.
     Já disse John Donne "Nenhum homem é uma ilha isolada", todos nos relacionamos com todos, e influenciamos os que nos rodeiam, então, por que não influenciarmos da melhor forma? É muito mais gostoso arrancar o sorriso de um estranho do que não responder a um bom dia. Experimente! E como é agradável ajudar alguém a pegar algo que caiu no chão, ao invés de desviar ou pisar no que foi derrubado. E como seria bom  se as pessoas esperassem 10 segundos para buzinar... Pode parecer demais, mas acho que isso mudaria o mundo!
     Infelizmente o que tenho visto é uma "epidemia" de falta de educação, de humanidade mesmo... Mas isso pode mudar. E começa por cada um de nós. Experimente a partir de hoje tratar as pessoas ao seu redor de forma mais cortês. Sorria, espere, apoie, cumprimente, ajude, entenda. Com certeza você vai amar o novo mundo que irá conhecer.
     Forte abraço.
     

4 comentários:

  1. Lindo, como sempre, a mais pura verdade.
    Papi

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E a realidade tantas pessoas se maltratam e ferem as outras por conta de grosserias, podemos ser melhores, mudar o dia de alguém a nossa volta com um sorriso!
    Muito bacana D.Renata♥

    ResponderExcluir