sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Primeira Impressão

   O que você vê na foto ao lado? "Uma bela praia, mas o mar parece um pouco sujo, pode estar poluído, ou pode ter chovido recentemente".
   Conclusões tiradas por primeiras impressões tendem a serem errôneas, preconceituosas, e um tanto radicais.
   Essa imagem é de um grande rio da região amazônica, não é possível ver a outra margem, o que dá esse aspecto de mar, mas as suas águas são sempre escuras, mesmo que seja muito limpo.
   Normalmente as conclusões que tiramos limitam-se ao nosso universo de conhecimento. Se nunca esteve diante de um rio dessa dimensão, você nem sequer cogitou a hipótese de essas águas não serem salgadas. Infelizmente, o ser humano acostumou-se a julgar tudo ao ser redor com rapidez indiscutível, levando em consideração somente o que sabe, imagina, deduz.
   Quantas pessoas tem sido excluídas do convívio de um grupo só porque à primeira vista (devido a timidez, talvez) parecem insociáveis? Ou quantas, por serem extrovertidas, são tratadas como infantis?
   Estranho que a maioria da população condena o preconceito, mas, paradoxalmente, acreditam no ditado "A primeira impressão é a que fica". O que é isso senão preconceito?
   Julgar alguém já é repugnante por si só. Fazer isso sem nem ao menos conhecer a pessoa é desprezível.
   Seja sempre receptivo com quem se aproxima de você, não se importe em criar rótulos para ele(a) Procure ajudá-lo nas suas falhas, aprender com  as suas virtudes. Com certeza você será uma pessoa muito mais querida pelos que o cercam, aprenderá mais com os detalhes e tenderá a ter mais sucesso em tudo o que fizer. Pois, querendo ou não, vivemos para servir bem um ao outro.
   Forte abraço.

Um comentário: